Apresentação

O Encontro Nacional de Arquivistas das IFES – ENARQUIFES é o principal evento promovido pelos arquivistas e técnicos em arquivo das Universidades e Institutos Federais.

O evento, que já faz parte da agenda da Arquivologia brasileira, ocorre desde o ano de 2009 e vem se consolidando como espaço privilegiado para as discussões sobre a atuação dos Arquivistas e demais profissionais que atuam na gestão documental e nos arquivos das Instituições Federais de Ensino.

Histórico
O I ENARQUIFES foi realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2009, sob o tema “A atuação dos arquivistas nas IFES: desafios e perspectivas de cooperação”, o II ENARQUIFES realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os dias 27 a 30 de setembro de 2011, sob o tema “Políticas arquivísticas nas IFES: das práticas à construção de novos rumos”, O III ENARQUIFES realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) entre os dias 17 a 20 de setembro de 2013, sob o tema "Os Arquivos das IFES e a Missão Institucional" e o IV ENARQUIFES ocorreu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entre os dias 15 à 18 de setembro de 2015 e teve como tema "Resultados e Desafios dos Arquivistas das IFES;

O 5º ENARQUIFES
O 5º Encontro Nacional de Arquivistas das IFES - ENARQUIFES será realizado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG entre os dias 16 a 19 de outubro de 2017, terá como tema "Arquivologia em transição: os desafios contemporâneos dos arquivistas das IFES".

Essa edição do evento, que está sendo organizado pela Coordenação Arquivo Geral da FURG, dará continuidade aos Encontros Nacionais, sendo o primeiro realizado na Região Sul do Brasil.

O 5º ENARQUIFES, tem repercussão nacional uma vez que, oportunizará aos arquivistas, técnicos em arquivo refletir sobre sua realidade, discutindo sobre os novos paradigmas que estamos encontrando nas Instituições de Ensino. O evento estimula o intercâmbio entre os participantes e a consolidação de propostas através das Deliberações dos Grupos de Trabalhos.

Será ainda uma oportunidade para a aproximação dos Arquivistas e demais profissionais que atuam nos Arquivos das IFES de todas as regiões brasileiras.